
Jovens em sofrimento mental crescente e alarmante!
Dados sobre a saúde mental dos jovens
Antes de mais tudo, especialistas em saude mental alertam que os dados sobre a saúde mental dos jovens na atualidade no Brasil e no mundo precisam ser vistos como instrumentos de alerta para que os pais, os professores e os responsáveis se posicionem quanto à necessidade de buscar ajuda especializada antes que certas situações se tornem irreversíveis.
A ausência de tratamento de saúde mental durante a juventude tem grande impacto no desempenho educacional, pessoal e profissional, o que aumenta o risco de abuso de álcool, de drogas e de comportamento violento.
A Organização Mundial de Saúde (OMS) já anunciou que a maioria dos transtornos mentais que afetam adolescentes e jovens não é diagnosticada e nem tratada. Essa é uma realidade que desafia os gestores de saúde pública nos países desenvolvidos, em desenvolvimento e subdesenvolvidos.
No Brasil, os números chamam a atenção para a intrínseca relação entre os casos confirmados de distúrbios mentais e a evolução para o suicídio nesse grupo. Segundo a Organização Pan Americana de Saúde, o suicídio já está classificado em terceiro lugar como a principal causa de morte em jovens de 15 a 19 anos.
Em caráter global, a OMS destaca alguns dados que sugerem intervenções urgentes com vistas à redução dos impactos dos transtornos de ordem psíquica sobre a saúde de adolescentes e de jovens. Veja quais são:
- as doenças mentais afetam um em cada seis indivíduos com idade entre 10 e 19 anos;
- as condições de saúde mental representam 16% de toda a incidência global de doenças e de lesões na faixa etária de 10 a 19 anos;
- a maioria dos adolescentes e dos jovens com doença mental não recebe nenhum tipo de assistência ou tratamento;
- a depressão é uma das principais causas de transtornos e de incapacidades entre os adolescentes e jovens;
- a maioria das doenças mentais perdura até a vida adulta e compromete a estabilidade mental e física do indivíduo que não recebeu tratamento.
Os sinais e os sintomas característicos dos transtornos mentais nos jovens são semelhantes aos apresentados pelos adultos, mas são muito mais difíceis de serem reconhecidos. As manifestações que indicam suspeita do problema e que justificam a busca de ajuda profissional são:
- insônia;
- ideação suicida;
- tristeza ou humor deprimido;
- afastamento de amigos e familiares;
- queda brusca no desempenho escolar;
- irritabilidade e agressividade sem causa aparente;
- falta de motivação pela vida ou desinteresse pelo futuro.